ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PIROTECNIA
Faça Login ou Cadastre-se

 

 
Previsão do Tempo

A VERDADE SOBRE O EFEITO DOS FOGOS EM ANIMAIS.


Esclarecimento Técnico:

Esclarecimento Técnico:


Referente aos diversos projetos de Leis Municipais* solicitando a "proibição do uso de fogos de artifício" alegando benefícios à saúde dos animais domésticos, informamos que após consultarmos especialistas no assunto (médicos veterinários e especialistas em comportamento animal) nos foi esclarecido que:


O barulho emitido pelos fogos de artifício só poderia causar algum dano físico ao tímpano dos cães, se ocorresse muito próximo dos mesmos.


Desta forma os quadros sintomáticos de ansiedade, tremores, taquicardia ou vocalização excessiva (chorar, ladrar, latir) que ocorrem com alguns cães perante "barulhos intensos" não acontece pela capacidade auditiva deles e sim por um fator psicológico, pois o cão associa aquele barulho intenso e pouco comum com a movimentação intensa que normalmente ocorrem nestes períodos (jogos, festas, etc.)


A situação piora ainda mais pela falta de conhecimento dos donos, pois os cães aprendem por associação, desta forma, quando o dono pega o cão no colo com intuito de "consolar”, o cão entende que o comportamento emitido por ele naquele momento está correto e sendo recompensado. Desta forma o comportamento se repete toda vez que ocorre o mesmo barulho.


Podemos entender melhor o condicionamento quando observamos os cães da Polícia em trabalho, pois por mais barulhento que seja o local eles permanecem tranquilos e não ficam em pânico.


Desta forma o proprietário que queira ajudar de fato seu cão pode facilmente mudar essas associações que já existem, através de técnicas simples, proporcionando assim mais qualidade de vida para seu bichinho.


Configura abaixo algumas dicas de um especialista:

 

http://caocidadao.com.br/dicas/medo-de-fogos-ajude-o-cao-supera-lo/

 

https://youtu.be/Ix40Ynp6V3c?t=1m55s

 

 

*Este tipo de projeto só tem uma finalidade política de promover seus  autores como “defensor dos animais“ de uma forma simples, pois ações eficientes em prol da defesa dos animais demandam muito trabalho e investimento, coisa que sem dúvida eles não estão dispostos a fazer. Vamos abrir os olhos.

 

Atenciosamente,


Ricardo
 














Fone: (11) 3151.2017

2012 © - Todos os Direitos Reservados


Criação e Divulgação: Artware